Ondas Eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas podem propagar-se no vácuo e em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético.
Ondas eletromagnéticas
FÍSICA
As ondas eletromagnéticas são pulsos energéticos capazes de se propagar no vácuo. Elas são criadas a partir da interação entre um campo elétrico e um campo magnético.
- Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para se propagar; e
- Ondas eletromagnéticas: que podem se propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, de TV, celulares, internet, ultrassons, micro-ondas, raios x, etc.
As ondas eletromagnéticas foram descritas matematicamente pelo físico escocês James Clerk Maxwell no século XIX. Ele se baseou nas equações dos cientistas: Coulomb, Ampere, Gauss e Faraday, dando a elas uma nova visão e formando um conjunto de quatro equações que demonstram a interação entre o campo elétrico e campo magnético e suas relações com a voltagem e a corrente elétrica. Estas equações passaram a ser conhecidas como equações de Maxwell e são a base do eletromagnetismo. Maxwell também provou que a luz é uma onda eletromagnética e que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a velocidade da luz (c = 3.108 m/s). Todas estas contribuições, o tornaram tão importante para o eletromagnetismo, quanto Isaac Newton é para a mecânica.
Propriedades das ondas eletromagnéticas
Algumas propriedades podem ser observadas em todos as ondas eletromagnéticas, independente da forma como estas ondas foram criadas, são elas:
-
Os campos elétrico e magnético são perpendiculares à direção de propagação da onda;
-
O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético;
-
Os campos variam sempre na mesma frequência e estão em fase.
Observe na figura abaixo o comportamento dos campos elétrico e magnético nestas ondas:
A figura mostra a direção do campo magnético, do campo elétrico e da propagação da onda eletromagnética
Veja que enquanto o campo magnético (B) se propaga na direção z, o campo elétrico (E) se propaga na direção y. Já a onda segue na direção x todas perpendiculares entre si.
As ondas eletromagnéticas, assim como todas as ondas, são caracterizadas por três grandezas, são elas:
-
Período: é o tempo que a onda leva para percorrer um ciclo;
-
Frequência: é o número de ciclos por unidade de tempo, sendo a unidade de medida mais conhecida o Hertz, que corresponde a um ciclo por segundo;
-
Fase: representa o avanço ou atraso da onda em relação ao ponto de origem.
O espectro eletromagnético
No espectro eletromagnético podemos encontrar o intervalo completo de todas os possíveis comprimentos de onda de radiação eletromagnética. Nele estão representadas as ondas de rádio de grandes comprimentos de onda, e consequentemente baixas frequências, até os raios gama, que possuem altíssima energia e frequência. Observe na figura abaixo o espectro eletromagnético:
O espectro eletromagnético representa todos os comprimentos de ondas existentes
A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é de aproximadamente 300.000 km/s. Nos meios materiais essa velocidade é um pouco menor.
A luz é uma onda eletromagnética capaz de sensibilizar a visão. Sua frequência na região do visível está compreendida entre 3,8 . 1014 Hz e 8,3 . 1014 Hz, e seu comprimento de onda está compreendido entre 7800 ? (7,8×10-7m) e 3600 ? (3,6×10-7 m).
Comprimentos de onda para ondas eletromagnéticas
As ondas de rádio, as micro-ondas e o infravermelho, são ondas magnéticas com frequências inferiores a 3,8 . 1014 Hz. Todas essas ondas, portanto, estão abaixo da frequência visível.
As ondas ultravioletas, os raios X e os raios gama (γ), são ondas eletromagnéticas com frequências superiores a 8,3 . 1014 Hz. Essas ondas estão acima da frequência visível.